-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

22 de agosto de 2017


06 - 200 Anos de Araraquara
(Emissão Postal Comemorativa)

06 - 200 Anos de Araraquara
(Emissão Postal Comemorativa
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------
SOBRE O SELO

O selo é composto pela foto de Guiherme Bonini e pela marca dos 200 Anos de Araraquara, de autoria do designer gráfico Eduardo Rodrigues da Silva, ambos vencedores do Concurso “Araraquara 200 Anos”. A imagem destaca a Rua Voluntários da Pátria, também conhecida como Rua 5 e, mais recentemente, como Boulevard dos Oitis, um dos raros espaços públicos de Araraquara que conserva características expressivas do seu desenho original. Pavimentada nos primeiros anos do século XX, conserva os paralelepípedos do leito carroçável. Cerca de 40% das calçadas são revestidas por arenito rosa em formatos irregulares – parte deles com vestígios paleontológicos oriundos da região de Araraquara – e ladeada por oitis centenários, trazidos do Rio de Janeiro, em 1911, cujas copas frondosas formam um Túnel Verde no coração da cidade. Protegido por lei municipal, este logradouro constitui-se em uma forte referência afetiva da população local, já tendo inclusive se firmado enquanto atrativo para os turistas e visitantes de Araraquara. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 6 Foto: Guilherme Augusto Bonini Marca: Eduardo Rodrigues da Silva Processo de Impressão: ofsete Folha com 18 selos Papel: cuchê gomado Valor facial: 1º Porte Carta Comercial Tiragem: 180.000 selos Área de desenho: 21mm x 39mm Dimensão do selo: 26mm x 44mm Picotagem: 11,5 x 11 Data de emissão: 22/8/2017 Local de lançamento: Araraquara/SP Impressão: Casa da Moeda do Brasil

--------------------------------------------------------------
Texto descritivo do Edital
Sobre a história de Araraquara

Araraquara é um município da região central do interior do estado de São Paulo, localizado a 270 quilômetros da capital, a uma altitude de 640 metros. Sua fundação remonta aos anos finais do século XVIII, período em que aparecem os primeiros registros da presença do homem branco no vasto território, então denominado Campos de Aracoara.

A criação da Freguesia de São Bento de Araraquara ocorreu em 22 de Agosto de 1817, por meio de Resolução Régia, que a subordinava ao município de Piracicaba, de quem veio a desmembrar-se em 1832, quando de sua elevação à condição de Vila e, posteriormente, Comarca, em abril de 1866.

Até a metade do século XIX, a economia local era pautada na produção de subsistência e canalização do pequeno excedente para o abastecimento das comitivas que se dirigiam ao Mato Grosso. Foi apenas a partir dos anos de 1860 que, com a expansão da cultura cafeeira e todos os benefícios promovidos pelo seu fastígio, que o município conheceu tempos de desenvolvimento econômico, urbano e social.

A chegada da Estrada de Ferro, em 1885, promoveu a conexão definitiva da região com o resto do país e do mundo, inclusive com a recepção de amplo movimento imigratório, com especial destaque daqueles originados da Itália.

Nas primeiras décadas do século XX, Araraquara recebeu um fortíssimo impulso no seu desenvolvimento urbano, dentro de uma política sistemática de embelezamento, arborização, infraestrutura e instalação de equipamentos culturais e educacionais.

A crise deflagrada a partir da quebra da bolsa em 1929 e a derrocada da economia cafeeira obrigaram a cidade a buscar alternativas econômicas voltadas para a policultura e a diversificação de atividades. A partir da década de 1930, gradualmente a cidade assistiu à chegada de indústrias e à instalação de uma diversidade de empresas ligadas ao comércio e serviços, definindo uma trajetória de estabilidade econômica que se refletiu na definição da qualidade de vida da sua população.

A partir da segunda metade do século passado, a indústria sucroalcooleira firmou-se como um dos pilares econômicos da região, com fortes influências na definição da paisagem geográfica, ambiental e humana da cidade.

A condição de diversidade econômica, aliada a administrações municipais sólidas, tem contribuído firmemente para atrair uma quantidade expressiva de empresas e investimentos para Araraquara. Além disso, a cidade conta com universidades – pública e privadas – e incontáveis benefícios de infraestrutura, inclusive com uma malha viária ampla que, certamente, incrementam a atratividade para a cidade.

Teresa Cristina Telarolli
Socióloga, pesquisadora e Secretária Municipal de Cultura
Araraquara 200 anos: cidade solidária e participativa

Quis a história – e isso muito me honra e emociona - que estivesse à frente do Poder Executivo neste ano de 2017, quando Araraquara completa o seu bicentenário.

Penso que o aniversário de 200 anos da nossa Morada do Sol é um momento simbólico e extremamente importante para que a população possa fazer uma reflexão conjunta sobre a cidade que construímos até aqui, as conquistas que obtivemos ao longo da nossa história, os caminhos que seguimos, mas, principalmente, para onde vamos. Este é o momento de unirmos toda cidade num só sentimento e pactuarmos qual Araraquara queremos deixar para as nossas futuras gerações.

Que nesta data simbólica possamos pactuar a construção de uma cidade solidária, em que cada araraquarense tenha a capacidade de se colocar no lugar do próximo. E, se colocando no lugar do outro, possa transformar realidades injustas.

Que possamos fazer da participação o cerne da cidade que projetamos. Que a construção da Araraquara dos nossos sonhos seja uma construção, efetivamente, de todos, independente de onde moram, da classe social, da condição de gênero, da raça e etnia.

Que sejamos capazes de, juntos, planejar, trabalhar e construir, dia após dia, a cidade dos nossos sonhos: mais justa, mais humana e mais igualitária.

Edinho Silva
Prefeito Municipal
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 6 - 2017
200 Anos de Araraquara
(Emissão Postal Comemorativa)
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

História, geografia, flora, arquitetura.

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

Serão preparadas peças filatélicas com base no selo, carimbo, envelopes e cartões-postais.

--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
07 - Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817
(Emissão Postal Comemorativa) (31/8)
Série Anterior: Clique no título.
05 - Monumentos Históricos Brasileiros (Emissão Postal Especial)
Voltar para o Indice do Album 2017
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva