-Objetivos- -Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Contato- -Home-

10 de novembro de 2018


10 -Balonismo
(Emissão Postal Especial)

10 -Balonismo
(Emissão Postal Especial)
Carimbo comemorativo de 1º dia de circulação
--------------------------------------------------------------
SOBRE O BLOCO

A emissão é composta por um bloco com um selo. O artista Daniel Lourenço concebeu a arte dentro de uma estética vintage, para retratar uma imagem de sonho, lúdica, uma brincadeira que une traços de fantasia e de realidade. Os diversos balões coloridos, flutuando entre nuvens no céu, remetem a situações de alegria infantil e comemoração, tão espontâneas nas crianças, justificados pela figura da menina que se eleva brincando em um dos balões. Para os adultos, os balões em ascensão ao espaço representam a libertação da opressão, transmitem sentimentos de esperança e de novas possibilidades. Para representar essas sensações, as câmaras de ar quente foram pintadas em tons pastéis, colorindo o céu de cores que transmitem alegria, paz e amizade. Completam a imagem detalhes de arabescos, plantas florais, nuvens calmas e horizonte distante. A técnica usada foi ilustração.

DETALHES TÉCNICOS

Edital nº 10 Bloco com 1 selo Arte: Daniel Lourenço Processo de Impressão: ofsete + verniz localizado Papel: cuchê gomado Valor facial: R$ 4,25 Tiragem: 50.000 blocos Área de desenho: 30mm x 80mm Dimensão do selo: 30mm x 80mm Dimensão do bloco: 85mm x 137mm Picotagem: 12 x 11,5 Data de emissão: 10/11/2018 Local de lançamento: Boituva/SP Impressão: Casa da Moeda do Brasil

Cód. de comercialização: 852101112

--------------------------------------------------------------
Texto descritivo do Edital
Balonismo

O balonismo é um esporte aeronáutico praticado com um balão de ar quente. Sua história teve início com os irmãos Montgolfier em 1783 na França, eles realizaram o primeiro teste com um balão tripulado, foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris.

O Balonismo é reconhecido pela Federation Aeronautique Internacional – FAI como um o esporte aéreo mais seguro, com índices de acidentes próximo a zero. O balão é considerado uma aeronave assim como o avião, helicópteros e outros, motivo pelo qual ele precisa ter um prefixo registrado junto as agências reguladoras de aviação civil do país, que no caso do Brasil à ANAC.

No Brasil o primeiro voo de balão tripulado ocorreu no ano de 1885, quando Edouard Heilt sobrevoou por alguns segundos o Saco dos Alferes, no Rio de Janeiro. Entretanto, somente a partir de 1969, sob o comando do comendador Victorio Truffi, os voos de balão tripulados no Brasil passaram a ocorrer com mais frequências. O que Truffi não soube é que anos mais tarde a modalidade se tornaria atrativo turístico e de lazer que encantaria, crianças e adultos, além de tornar-se uma valiosa ferramenta de mídia, atraindo anunciantes de todos os segmentos.

Em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo - ABB e mais recentemente em 2006 nasceu a Confederação Brasileira de Balonismo – CBB, entidade máxima do esporte no Brasil que tem como atual presidente o Sr. Valdemir Taveira, piloto e praticante de balonismo.

No Brasil o Balonismo esta segmentado em 03 modalidades: Turística, Promocional e Competitiva. Quanto a esta última modalidade, em 2018 ocorreu o 31º Campeonato Brasileiro de Balonismo, a cada ano a competição é realizada em uma cidade que patrocina e recebe os esportistas.

A modalidade turística ocorrem em diversas cidades brasileiras como Torres – RS, Rio de Janeiro – RJ, São Lourenço – MG, Bonito e Gravatá – PE, Piracicaba, Sorocaba e Boituva - SP, esta última é hoje conhecida como a Capital Nacional do Voo de Balão e referência para quem deseja praticar esportes radicais aéreos. Após 33 anos de atividades, o número de praticantes e empresas neste segmento se multiplicaram e se adaptaram à grande demanda de turistas que vem crescendo a cada ano.

Os Correios por meio da Filatelia assume, mais uma vez, o importante papel de registrar e divulgar este momento na história aerodesportiva brasileira. Abrimos as portas do mundo do balonismo para que colecionadores e público em geral possam apreciar o voo de balão de uma forma única e especial, eternizando o encanto dos balões com seus coloridos e de suas suaves valsas em forma de um bloco.

Valdemir Taveira
Presidente da Confederação Brasileira de Balonismo – CBB
--------------------------------------------------------------
Veja a íntegra do Edital (Arquivo .pdf)

Edital 10 - 2018
Balonismo
(Emissão Postal Especial)
--------------------------------------------------------------
Alguns dos temas ilustrados pelas peças

Balonismo, esportes, aviação, turismo, meios de transporte, publicidade

--------------------------------------------------------------
Peças Filatélicas

Serão preparadas peças filatélicas com base no bloco, carimbo, envelopes e cartões-postais.

--------------------------------------------------------------
Próxima Série: Clique no título.
11 - Série Relações Diplomáticas: Brasil – Reino Unido
1968 – Lembrança da visita ao Brasil da Rainha
Elizabeth II, do Reino Unido
(Emissão Postal Especial) (16/11)
--------------------------------------------------------------
Série Anterior: Clique no título.
09-Animais Domésticos - Pets
(Emissão Postal Especial)
Voltar para o Indice do Album 2018
Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva