-Objetivos- -Minhas Coleções- -Glossário- -Artigos- -Reportagens- -Notícias- -Universo da Filatelia- -Informações- -Peças Filatélicas- -Material Filatélico- -Mercado Virtual- -Bibliografia- -Aceita um cafezinho?- -Mande um e-mail- -Home-

Palestra "Sistema Filatélico Nacional"

É com grande satisfação que recebi a noticia de que no próximo dia 14 de agosto o filatelista Oswaldo Parreiras, que dispensa apresentação, proferirá uma palestra expondo sua análise crítica sobre a necessidade de ser implantado um "Sistema Filatélico Nacional".

A palestra será realizada no auditório da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, Avenida Presidente Vargas, 3077, 5º andar, no Rio de Janeiro, com a presença de integrantes da alta administração daquela Empresa, que já demonstraram interesse no assunto, especialmente profissionais da área de Assessoria Filatélica.

Tenho esperança de que este seja o passo inicial, decisivo, para se encontrar o caminho que leve à criação efetiva de um Sistema Filatélico Nacional, ou seja um conjunto de leis, normas e regulamentos que passem a reger as atividades filatélicas no Brasil, nos seus aspectos legais, comerciais e, principalmente, fiscais, com a consequente criação de condições que levem à isenção fiscal e tributária das atividades de comercialização e importação de materiais de natureza filatélica e, acima de tudo, ao reconhecimento nacional, estadual e municipal da condição de "entidade cultural sem fins-lucrativos" dos clubes, sociedades e outras entidades que agreguem os filatelistas.

A essência da palestra, como ressalta o Dr. Oswaldo Parreiras, é mostrar a filatelia como método de ensino, na transmissão de conhecimentos que a educação brasileira tanto merece

Pretendo estar presente ao evento e tenho a certeza que o mesmo será prestigiado por entidades atuantes na área de filatelia, como, por exemplo, o Clube Filatélico do Brasil, de cujo quadro social faço parte.

O Dr. Oswaldo Parreiras teve a gentileza, que lhe é peculiar, de me enviar uma cópia do texto base da palestra que irá proferir, que li com muita atenção e que, por si só já me trouxe uma grande quantidade de informações de muito interesse.

Espero a presença maciça dos filatelistas, comerciantes e outras pessoas interessadas no assunto, residentes no Estado do Rio de Janeiro, bem como daqueles de outros Estados, que tenham possibilidade de comparecer ao evento.

João Alberto Correia da Silva

-Voltar-

Desenvolvimento: João Alberto Correia da Silva